A revolução que a fotografia de casamento sofreu há alguns anos atrás no Brasil está acontecendo na fotografia de família. Uma nova maneira de enxergar as cenas, uma busca mais essencial e profunda por verdade e conexão, um novo nível de aproximação com os fotografados, tudo isso está transformando e fazendo crescer essa área tão interessante. Esse concurso expressa bem essa evolução. Fico feliz em poder destacar as pessoas que estão renovando a fotografia de família no Brasil, fico feliz em poder dar a elas o reconhecimento e visibilidade que merecem, e em estimular os novos talentos que anseiam por algo melhor.
Agradeço de coração ao Savio e a Irmina da Panoptes Fotografia, que mesmo em meio ao acompanhamento da campanha de seu livro separou um tempinho pra nos ajudar e votar neste concurso com muito carinho. Obrigado por tudo, queridos.
Agradeço a cada participante, e cada fotógrafo de família que fez este concurso acontecer por meio de sua participação. Foram cerca de 700 imagens concorrendo, para um resultado de 41 fotos premiadas.
Parabéns aos ganhadores pelo trabalho cheio de vida, feito com amor e excelência.
Todo o valor arrecadado no envio de imagens deste concurso será destinado a ajudar a Casa Durval Paiva, que trabalha já há duas décadas auxiliando as vítimas de câncer infantojuvenil.
http://www.casadurvalpaiva.org.br/
Deus continue a abençoar a visão e a carreira de todos!
Beijo no coração, queridos membros da FineArt Association!
Comentários :
Belo registro de como um bebê consegue facilmente se tornar o centro das atenções e despertar na mulher seu senso materno visceral. Os olhares das mulheres se tornam vetores que levam o olhar do observador até o centro da cena, o bebê. O quadro cheio torna a imagem gostosa de olhar.
Comentários :
Belíssima. A foto fala de algo que todos nós precisamos, acolhimento. De que são feitos estes seres - as mães - tão capazes de fornecer todo acolhimento que precisamos? Penso que as mães são feitas de puro amor.
Comentários :
A proximidade do fotógrafo com as pessoas (literal e metaforicamente) e a naturalidade dessa família nos convida para entrar dentro da cena, sentir-se parte dela.
Comentários :
Os olhos passeiam e se deleitam com a emoção do momento, passam pela expressão forte do pai, seguem para a mãe que acalenta seu recém nascido, pela médica ou enfermeira e fazem o círculo novamente. Fotos marcantes de um momento tão especial são fotos eternas, embuídas de significado e vida.
Comentários :
Fabulosa conexão de camadas e uso de apelo sensorial. Dá para praticamente sentir o cheiro e a textura da espuma. Belíssima imagem.
Comentários :
Técnicamente, a escolha de um ângulo diferenciado deu um toque especial a imagem, a composição é bela e organizada. Mas muito mais curioso que os acertos técnicos é o nível de integração e acesso que o fotógrafo conseguiu com os fotografados.
Comentários :
Um dos elementos mais curiosos da fotografia documental de família é a possibilidade de trazer todo um enredo para a fotografia. Nesta foto, nosso olhar passeia pelas diversas expressões para tentar compreender o que se passa. O fotógrafo foi perspicaz e sensível na captura do momento.
Comentários :
Um retrato da inocência.
Bem de perto, foco no olhar.
A mecha de cabelo fora do lugar fala um pouco sobre a personalidade da garotinha.
Belíssimo retrato.
Comentários :
É fácil nos identificarmos com essa imagem.
Ela pode conduzir a qualquer um de nós a esses momentos tão típicos da nossa própria infância, onde os pés no chão, o contato com a terra, a água, o brincar do modo mais natural possível trazia a tona uma enxurrada de felicidade. A expressão cheia de alegria da menina é o que ganha a foto.
Comentários :
Tons harmoniosos, bela luz e uma composição equilibrada, praticamente simétrica. O cachorrinho entra na imagem como quebra deste equilíbrio, adicionando uma tensão visual importante, e além disso, um elemento inusitado.
Comentários :
Precisamos reconquistar esse olhar de criança, que coloca o mundo inteiro de cabeça pra baixo só pra ver tudo de um modo diferente. Linda expressão!
Comentários :
Belíssimo preto e branco, com volume, textura, contraste e intensidade. O olhar cheio de vida da criança nos enche o coração.
Comentários :
Belo uso do corte para enfatizar o olhar alegre e vivo desta criança. O emaranhado de cabelos pode simbolizar o emaranhado de ideias, a imaginação lúdica das crianças.
Comentários :
A luz cheia e volume, tridimensionalidade, acrescenta um senso de realidade a imagem. É praticamente possível sentir o toque do bebê no rosto da mãe. Este momento de intimidade entre mãe e filho é fenomenal.
Comentários :
O modo como a composição e a luz é utilizada cria uma linguagem, uma mensagem para a fotografia. Aqui a sensação é de solidão. O fotógrafo não teve medo de retratar essa parte mais sombria da infância, a de que muitas vezes a criança sente-se solitária em meio ao universo dos adultos cheios de compromissos e tarefas. Ser criança também é um desafio.
Comentários :
Esta imagem é tão dolorosa quanto real. É de partir o coração ver uma criança doente, mas isso faz parte da vida cotidiana, da vida real, que foi retratada. A subexposição, a penumbra, faz parte da linguagem que comunica um momento de sofrimento.
Comentários :
Registro que faz parte do parto mas que escapa às buscas comuns do momento decisivo; a mãe derrubada pelo cansaço, o bebe expondo toda sua fragilidade e a penumbra que deixa um ar de mistério. Procurar retratar as "mesmas coisas" de outro modo pode fazer toda diferença.
Comentários :
A composição muito bem equilibrada é belíssima. Por trás da senhora com o bebê, vemos o que parece ser uma porta para um lindo lugar. A medida que crescemos, lembrar do cuidado e o acalento que recebemos da nossa família é como abrir portas para belos mundos dentro de nós.
Comentários :
A melhor maneira de fazer um bom retrato: bem de perto e de frente. Quando o fotografado sente-se a vontade para ser quem é diante da câmera, como a criança se sentiu, temos um momento, uma atitude ou uma peculiaridade da pessoa, trazendo então o retrato a sua essência, retratar a alma, a personalidade.
Comentários :
Linda composição. As mãos apertadas e tensas e a expressão da mãe mostram a dor do parto que antecede a alegria do nascimento, aqui os momentos praticamente se misturam. O bebê está prestes a nascer e a mãe poderá olhar o seu rosto pela primeira vez. Fico curioso a respeito das cenas seguintes. Belíssima captura.
Comentários :
Registro sensível e natural de um encontro. A foto está cheia de detalhes do bebe recém-chegado com cores bem trabalhadas. O fundo com a água vermelha reforça o momento de dor e superação que é dar a luz a um filho.
Comentários :
Registro surpreendente de um momento muito usado na fotografia lifestyle que são brincadeiras na cama; a mão em movimento expressa bem a dinâmica do momento; os três rostos cobertos dão ainda mais foco na relação, no brincar.
Comentários :
É um tanto comum o uso de silhuetas em retratos posados. Acho bem curioso quando o fotógrafo consegue usar esta ferramenta para fotografar um momento, para contar histórias. Vemos aqui essa senhora cozinhando: cozinhar fala de cuidado, de carinho, de amor, de família.
Comentários :
O contraste entre o velho e o novo.
A beleza da transição de gerações.
O fotógrafo foi perspicaz ao focar no detalhe das mãos.
Comentários :
A tatuagem diz: Seja como for, é infinito.
A beleza infinita que reside na interação entre uma família são as coisas simples, os pequenos gestos, a riqueza que existe no dia a dia. É possível viver com muita alegria e serenidade o cotidiano, ter prazer na singeleza. A beleza da imagem é a retratação desse cotidiano e da intimidade dessa família.
Os tons suaves da luz e da pós produção combinam com a cena.
Comentários :
Uma cena simples, porém, carregada de emoções que permitem diversas leituras; uma composição interessante com dois planos que se complementam e trazem informações igualmente importantes; além disso, imaginamos que seja a primeira mamada do bebe recém-nascido - um momento muito significativo para a mãe; a foto passa a delicadeza deste momento.
Comentários :
Luz, camadas, expressividade, momento decisivo. A combinação explosiva cria uma foto completa e especial.
Comentários :
Um retrato simples e despretensioso de uma gestante e seu parceiro; sem artimanhas, sem infantilizar a gestante, sem repetir os modelos saturados. Os contornos da luz criam uma conexão entre os personagens apesar de estarem em planos diferentes.
Comentários :
Captura de uma cena comum e sempre muito forte - a despedida de uma mãe do seu filho trabalhada de forma criativa; o olhar saudoso do garoto, sua mão encostada no vidro do carro passam certa tristeza potencializada pelas gotas que escorrem do vidro; o dedo da mãe como num ato de desapego, de lançar o pequeno ao mundo, de dizer: "coragem, filho!". O Preto e branco foi muito bem trabalhado.
Comentários :
Nosso olho passeia entre as brincadeiras das crianças e chega até o olhar da mãe, observando e prestando atenção. O olhar da mãe nos direciona de volta para as crianças, criando uma composição em loop. Este é um retrato do mundo lúdico das crianças, que podem tornar facilmente um guarda chuva num brinquedo.
Comentários :
Momento impagável.
O homenzinho está crescendo, já sabe até usar o vaso.
A perspectiva de fora e longe da porta traz a sensação de uma espiada, como um pai conferindo se o filho está fazendo tudo direitinho.
Comentários :
A composição é limpa e bela. As mulheres interagem lá atrás, mas sempre de olho no bebê, retratando o cuidado constante da mulher. O pai observa as sensações da criança em contato com a água, um deleite de primeiras sensações.
Comentários :
Será que a mãe vai conseguir terminar de ler o livro? Acho que se depender da criança não. Registro próximo de uma cena do cotidiano de uma família.
Comentários :
Um registro do cotidiano feito com habilidade em capturar três personagens, cada um em sua ação distinta. A imagem expressa bem o caos e a bagunça que é uma vida em família por meio de um magistral uso de planos e camadas.
Comentários :
Me sinto curioso se a garota está gostando muito da comida, ou o oposto disso. Até para comer as crianças não querem parar de brincar, ela parece estar se balançando enquanto come.
Comentários :
A vida em família não é como uma propaganda de margarina. Aqui o fotógrafo retratou bem o desafio de ser mãe em meio as demandas da vida. As listras da roupa da mãe e da criança também adicionam contexto a esta retratação de desafio, ela é apenas uma “criança crescida” que agora carrega o peso da responsabilidade de cuidar.
Comentários :
Uma avó mexendo na lenha de um fogão - um símbolo da familiaridade - o de compartilhar a mesa, da saudade da comida de casa, do aconchego; passa uma série de emoções ligadas fortemente a família, a sua essência; os detalhes da mão e do rosto são lindamente trabalhadas pela luz da chama; as cores estão lindamente equilibradas.
Comentários :
O encontro de várias gerações, esse é um dos maiores significados de família. As expressões nos rostos de cada uma das pessoas, e o modo como elas estão organizadas harmoniosamente cria uma imagem gostosa de ver.
Comentários :
Está é uma fotografia completa, possui boa luz, que desenha os contrastes, bonita composição preenchendo o quadro e belo momento.
A proximidade do fotógrafo ao rosto dos retratados faz com que as expressões saltem poderosamente da imagem, tornando-as vivas e reais aos olhos do observador. A mãe está feliz com a criança em seu colo, a criança se sente segura e livre para brincar, para ser feliz.
Comentários :
Fantástica!
O equilíbrio da composição, a harmonia dos tons e da direção se agrupam numa mensagem, numa sensação. A imagem passa a sensação de paz, equilíbrio, tranquilidade.