Olá, galera do bem!
Espero que vocês sejam capazes de sentir as mesmas emoções que eu senti enquanto julgava este concurso! Em alguns momentos, meu coração batia mais forte, as lágrimas escorriam pelo rosto e era simplesmente impossível não me emocionar com os bastidores da imagem. Em outros momentos me pegava gargalhando ou com um sorriso leve no rosto. Esta coleção é um verdadeiro misto de emoções! Publicar este concurso tem um gosto especial pra mim, que tanto admiro a beleza dos significados e a alma da fotografia, algo que está pra muito além da pura estética. Espero que este concurso possa incentivar mais fotografos a irem além da beleza e buscarem por vida, por conexão com os fotografados, por histórias fascinantes e momentos inesquecíveis!
Obrigado a todos os que participaram e apoiaram este concurso tão diferente! Fiquei de coração cheio ao receber centenas de imagens (e seus textos!) em um país repleto de gente que não tem costume de ler/escrever.
Parabéns a todos os ganhadores pela sensibilidade e percepção! Obrigado por emocionar e tocar meu coração, e o de tantas outras pessoas que ainda vão ver e ler estas imagens.
Beijo no coração, amigos! Deus os abençoe!
Comentários :
Na última reunião que realizamos com a noiva Leila, ela relatou que o momento mais importante no dia do seu casamento seria a entrada do quepe de seu pai (in memorian), como uma forma de homenageá-lo. No momento das fotos dirigidas, lembrei do que ela havia falado e pedi a ela que vestisse o quepe.
"Este foi um dos momentos mais emocionantes que já vivi". Lembrei de tudo, do quanto fui amada, educada, mimada, do quanto me senti especial, única e acima de tudo filha de um homem que para sempre será lembrado. O Sargento Félix, meu querido pai, se fez presente nos corações de todos no momento desta foto, a emoção foi sentida por amigos, familiares e até mesmo pessoas que não o conheciam. Por meio desta foto todos puderam sentir o quanto ele foi especial e o quanto ele faz falta. Ter este momento com meu pai eternizado em fotografia, foi um dos melhores presentes que eu poderia ter ganhado, pois qual filha não sonha dividir a emoção de estar casando ao lado de seu pai? Essa foto me devolveu a sensação de ser uma filha amada e protegida pelos braços dele". (Palavras da noiva Leila)
Comentários :
Durante a cerimônia, o choro do pai me prendia a atenção. Sem que ninguém falasse nada, a noiva deu a mão ao pai e eu atentamente registrei este momento. Geralmente as noivas são consoladas durante seu casamento, aqui, aconteceu exatamente o contrário.
“Neste momento em que vi meu pai em prantos, quis segurar a sua mão pra mostrar que eu estava casando e não o abandonando (nunca perguntei mas acho que ele de certa forma pensou que estava me perdendo). Ele segurou minha mão tão forte que nem sei descrever a sensação, só queria que ele sentisse que eu poderia segurar a mão dos dois, dele e do meu noivo. Seguir um não é abandonar o outro. “
Palavras da Noiva Rosy
Comentários :
"Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."
Clarice Lispector
Comentários :
Fiz uma sequencia de fotografias da noiva cumprimentando os velhinhos em uma mesa, descobri depois que esse era o tio avô dela. Quando a noiva estava passando ele olhou pra ela e perguntou:
- Quem é você?
Ela se inclinou até o ouvido dele e disse:
- Eu sou a Giu, sua sobrinha neta!
E esse foi o exato momento que ele recordou-se dela.
Quando mostrei a foto pra a noiva, ela começou a chorar e me contou a história.
Comentários :
A emoção de uma lembrança: esse foi um momento em que uma irmã olhou pra outra e as duas se abraçaram muito forte e choraram. Elas perderam a mãe alguns meses antes do casamento e na hora em que estavam conversando, uma olhou pra outra, e as lembranças da mãe e a emoção vieram a tona. A noiva decidiu se casar exatamente no dia em que os pais completariam 33 anos de casados.
Comentários :
Dizem que com o passar do tempo, os amantes vão se tornando muito parecidos!
Talvez seja verdade, afinal, um dos desafios do amor é nos ensinar a abrirmos mão de nosso desejos, em prol de um bem maior, a felicidade de quem amamos.
Quando paramos de olhar apenas para nós mesmos e voltamos o olhar para aqueles que amamos, entendemos que um dos significados do amor caminharmos juntos na mesma direção, na direção dos sonhos, na direção da concretização da felicidade.
Amor é sintonia, olho no olho, pele na pele, coração com coração, para que o alvo do nosso amor possa ter a certeza da sincronia dos nossos sentimentos que batem juntos em uma só alma.
Comentários :
Incrível o modo como a fotografia nos faz ver o mundo. Assim como um pintor começa com uma tela branca e constrói sua imagem, o fotógrafo começa com a bagunça do mundo e seleciona o que quer registrar.
Diante de situações completamente conflituosas temos que impor a ordem, escolher um ângulo, um enquadramento, uma boa composição e fazer da confusão uma obra de arte: Assim acontece nesta imagem. Elementos conhecidos do passado e do presente da noiva foram organizados de um modo especial, gerando uma imagem única e intrigante. A noiva ao centro, entrega-se por inteiro aos seus pensamentos e as fotografias impressas ao redor representam o passado, presente e futuro. Momentos que o casal vivenciou, estão vivenciando ou ainda irão vivenciar.
Comentários :
O que é o casamento?
Definir o casamento é uma tarefa muito difícil, dentre tantas possibilidades a que melhor define seria "um sonho". O sonho começa quando você ainda é pequena e ganha uma boneca vestida de noiva... Seus olhos brilham e você imagina, mesmo que por alguns segundos como seria usar uma roupa como aquela. A magia só cresce quando você vê uma noiva pela primeira vez, aquele lindo véu sobre a cabeça, a cauda comprida sendo arrastada por onde ela passa, os sapatos altos e a maquiagem que a deixa ainda mais bela. É inesquecível. Os anos passam e você se apaixona pela primeira vez, é então que tudo muda, agora não é apenas a magia da noiva, agora é a magia do amor que te envolve e você apenas se imagina passando o resto da vida com a pessoa amada, entrar na igreja vestida de branco significa o início do "felizes para sempre". O sonho se amplia e fica cheio de detalhes cores e aromas! Há tanto para ver, tanto para experimentar! O tempo parece curto demais para tantas tarefas importantes. Ser noiva é um dom, ser noiva é um presente. Penso que são os meses mais deliciosos da vida de uma mulher, pois planejar cada detalhe, sonhar com cada gota de amor desse dia traz um prazer tão grande que melhor que isso é apenas a alegria de estar entrando na igreja, caminhando em direção ao amor da sua vida. Tudo acontece em um piscar de olhos, o dia mais importante da sua vida acontece e você se sente realizada porque todos os meses de planejamento valeram a pena. Passado este momento, restam agora as fotografias, e graças a elas podemos nos emocionar, chorar e sonhar de novo, sentir aquela alegria novamente dentro do nosso coração, porque esse dia jamais deverá ser esquecido, ele deverá ficar pra sempre guardado em nossas lembranças.
Comentários :
Making-of do noivo, um quarto muito bonito e uma janela com uma luz incrível.
Pedi então que o Roberto Vallim, fotógrafo, sempre que possível se arrumasse diante desta janela.
Dia calmo, tudo tranquilo. Quando ele já estava vestido, o seu melhor amigo traz um presente.
Quando ele abre, a grata surpresa de um retrato do seu papai, já falecido.
Ele olhou, abraçou e fez um pedido. "Gostaria muito que ele estivesse aqui."
Voltou a olhar pro retrato.
Após essa passagem, pedi licença e contei a ele o presente que todos nós tinhamos ganho.
Durante o pedido que ele fez e o tempo olhando pra foto, a cortina se mexeu.
Vejo isto como um sinal de Deus, que pediu ao vento que "soprasse" ali como se dissesse, eu estou contigo.
Quando mostrei a foto e disse a ele o que tinha visto, todos, sem excessão, fomos tomados por lágrimas.
Momento único que não se repetirá e nem se apagará.
Comentários :
Fecho os olhos do tempo
Me cubro de sonhos e chão
Enquanto o grito não cessa
Me guardo em ti.
De tudo que vivi, pouco senti
Meu mundo era sombra de mim
agora plena, tua parte serena
Imensidão.
Me deixo conduzir, sorrir
Se o mundo cair, seguir
Quando o vento virar, celebrar
Me guiar por tua respiração.
Se escurecer, sê colo
Pegar tua mão é luz
Antes do mundo acordar, deixar pra lá
Não há lugar em mim pra essa tal de solidão.
Comentários :
"Hoje eu pensei em você com saudades e meu coração se encheu de saudade, fazendo as lágrimas transbordarem pelos meus olhos. Mas não há nenhuma novidade nisso, porque eu pensei em você ontem, e anteontem, e todos os dias desde que você se foi. Sua falta aperta tanto o coração que a saudade escorre pelos olhos. Penso em você em silêncio e às vezes chego a chamar seu nome. Sua lembrança continua viva dentro de mim, eternizada em meu coração. Ah mãe, como eu queria que estivesse aqui!"
Palavras da noiva Eloá Ester
Comentários :
Na entrada da noiva, o pai que a princípio lembrava um daqueles senhores de fazendas, com o rosto fechado, disse ao noivo:
- Cuide bem da minha filha!
O noivo de uma forma muito espontânea respondeu:
- Cuidarei dela, como se fosse esse seu bigode!
Muitas risadas se seguiram depois deste momento, risadas dos convidados que estavam ali em volta.
Comentários :
Desde o dia que os noivos vieram até o estúdio falar sobre as fotografias de seu casamento, duas coisas em especial vieram a tona: Primeiro a diferença de altura da noiva com o noivo. E segundo o quanto eles eram divertidos.
Ela se casou de sapatilha, mas ainda assim a altura entre os dois era bem notável. Não deu outra, eu precisava fotografar esse detalhe, e essa foto serviu para registrar tudo isso em tom de brincadeira. Esta imagem acabou sendo escolhida pelo casal como a lâmina inicial do álbum de casamento!
Comentários :
A natureza, a escalada e a fotografia em uma única imagem, paixões que carrego e me caracterizam como pessoa.
Para mim, essa imagem representa a força do amor e determinação do casal, mostra que em um mundo cada vez mais competitivo e singular, o amor e união ainda podem prevalecer.
Uma semana antes do ensaio marcado com um noivo também escalador, estive nesse local, onde praticamos escalada no estilo boulder (em blocos menores, sem o uso de cordas), para analisar a luz e algumas idéias de composição. Em três horas de viagem de carro, cheguei à praia por volta da meia noite, com mais trinta minutos de trilha, lá estava eu. Por volta das duas da manhã, dormi em meio às pedras, onde acordei as quatro e quarenta e cinco a espera da luz mágica que estava por vir, e ali algumas idéias surgiram.
Acredito que nossa fotografia, por mais que muitas vezes possa se camuflar entre formulas e regras, ainda sim, possui um pouco do que acreditamos e realmente somos.
Comentários :
Esta linda criança dormindo tranquilamente debaixo da mesa do bolo é um dos filhos do casal de noivos. Eles tem dois filhos e até então não haviam feito uma festa de casamento. Os dois aproveitaram a ocasião, o marco dos 10 anos de união, para fazer uma linda cerimonia e festa de casamento! O menino brincou por várias horas até a bateria esgotar-se e ele finalmente render-se ao sono!
Comentários :
Chego cedo
Ofereço
Tudo que tenho é gratidão
Logo recebo a graça
de Deus abençoar nossa união
Me ajoelho e peço,
que a pureza deste dia,
seja o ingresso da vida a três
Eu, você e Deus.
Comentários :
Como traduzir em palavras todo o sentimento de uma vida inteira de muito carinho, amor e dedicação?! Não apenas por ser um pai, mas por ser o Melhor PAI, aquele que tinha uma alegria contagiante, aquele que me deixava dormir no meio cama em todas as noites de pesadelo, aquele que abdicou de seus desejos para me ver feliz, aquele que torceu por cada crescimento meu, aquele que sorria só para me fazer feliz! Ahh... Pois ao meu lado no altar não poderia ser outra pessoa ao não ser o meu Herói, em cada passo dado a sua paz me conduzia e sua presença foi tatuada em minha alma e coração! Esta é apenas uma parte de muitas histórias que essa foto pode transmitir, e sempre que eu olhar para ela, meus olhos se encherão de lágrimas e as lembranças estarão mais vivas do que nunca, borbulhando dentro de mim!"
Palavras da noiva Adriana Araújo
Comentários :
Nos consagramos a Deus, e a José e Maria, por serem exemplo da família como algo sagrado. Uma família simples e cheia da graça e sabedoria de Deus.
Meu sonho era encontrar o meu José e o sonho dele também era encontrar a sua Maria, para juntos concretizarmos a nossa vocação: O Matrimônio. Eis aí nossa verdadeira e maior missão! Essa foto corresponde exatamente àquilo que sentimos em nosso coração através da representação da imagem.
Quando nossos amigos viram rapidamente disseram: "essa foto ficou a cara de vocês". Isso é que vale a pena.
Palavras da noiva Patrícia Geysiane
Comentários :
Durante o ensaio, conversando com o casal, o noivo me contou de suas origens com muito orgulho: "sou um cara que saiu da fazenda, mas a fazenda jamais saiu de mim!" A noiva foi criada na cidade, mas com um pezinho também na fazenda de seus pais. A foto conta, com humor, a história de um cara da fazenda, que encontra uma mocinha da cidade, porém totalmente desprovida de frescura!
Comentários :
Um musico trompetista, uma musicista cantora, dividem o mesmo palco da vida, a técnica utilizada na fotografia, com o movimento da câmera, criou borrões com as luzes do teto que inesperadamente deram formato de simbolos musicais no ar!
Comentários :
Existe sim a obra perfeita
Ela é constituída por anos
Enlace é a sua valorização
e sua índole a gratidão.
Erros e acertos
vem do mesmo coração
Vem de gerações
Edifica-se no amor
Não existe perda, nem dor
Temos apenas um dom,
um dom de relembrar
e de sonhar
criar saudades
Sua exposição
Vem nas comemorações
Novas promessas
Novas lembranças
E lógico, novas uniões
Enfim, não existe segredo
Nossa Família
é a nossa arte
nossa obra prima
onde simplesmente
encontramos paz.
Comentários :
Para mim esta foto representa o presente e o futuro: posso ver o casal na frente afirmando seus votos de amor, e ao fundo o casal na sua infância demonstrando o amor em meio a sua ingenuidade.
Comentários :
Essa foto foi feita em um mini wedding durante o dia. Por incrível que pareça, foi um casamento super tranquilo, poucas pessoas, sem festa, com as pessoas sentadas e conversando tranquilamente. Em função disso, esse menino acabou sendo "a grande atração" do evento, correndo para todos os lados, brincando com os convidados. Criança sendo criança! Quando vi esse sorriso, achei a coisa mais linda e engraçada do mundo e pensei: A foto das alianças precisam ser bem ali e começamos a saga de tentar fazê-la. Convencer ele não foi fácil, e quando conseguimos deu tempo para apenas um clique e ele continuou a correr, pular e brincar.
Comentários :
Buscando sempre conhecer os noivos o máximo possível e "entrar na vida deles", eu sabia que a cadelinha era como uma filha para a noiva. Chegando na casa, procurei fazer fotos da cachorrinha perto do vestido, tentando fazê-la sentar ou algo do gênero, mas nada funcionou. Até que a Vivi me sugeriu fazer a foto do vestido no caminhão do pai da noiva, pois era o responsável pelo sustento da família e de alguma maneira o caminhão de mudança simbolizava a mudança na vida deles também. Gostei da ideia e começamos. Fiz um clique e esperei, esperei e esperei. Acredito que a paciência é uma das características mais importantes de um bom fotógrafo. Sorte, acaso, ou os "Deuses da Fotografia" fizeram o pai da noiva passar para levar a tão amada cachorra até o outro lado da rua para fazer suas necessidades. Neste momento unimos tudo em uma única foto: vestido, caminhão, mudanças, cachorra, pai da noiva, camadas e muita história! O vestido no caminhão foi colocado por nós, o restante simplesmente aconteceu e eu estava preparado (ou com muita sorte, rs). O que mais me arrepia é que a cachorrinhha faleceu pouco tempo depois do casamento e este é o último registro dela viva.
Comentários :
Já tive problemas em fazer fotos de alianças. Achava clichê, padrão, piegas. Buscando ser uma pessoa que julga cada vez menos, hoje eu penso: Porque não fotografar as alianças se elas são um símbolo do casamento? Mas claro, não preciso fotografar elas "na florzinha" ou algo assim, com todo respeito a quem assim o faz. Busco fotos de alianças que dão sentido ao casamento, que tenham uma relação com o casamento. Essa foi uma daquelas festas que amanheceram o dia com muita música boa, gente dançando a beça e um casal daqueles que gostaríamos de levar pra casa. Lembrei que uma convidada estava descalça a festa toda e logo pensei em criar esta foto que representava tudo isso.
Comentários :
Essa foto é muito especial para nós. Além de termos um carinho especial por esse casal, queríamos que Florianópolis, cidade natal deles, fosse registrada de um modo especial e único.
Fomos contratados para que o ensaio fosse na quarta-feira, mas programamos nosso voo de volta na sexta. Assim teríamos um dia a mais, caso o tempo não ajudasse. Como a noiva viu que a previsão do tempo para quarta era chuvosa e a quinta ensolarada, ela pediu que o ensaio acontecesse na quinta feira, porém a previsão se inverteu completamente. A noiva, então nervosa com a situação, perguntou:
“E agora, como faremos o ensaio no meio dessa chuva?”
Dissemos: “Vai ficar lindo. Acredite!” E nós acreditávamos!
Esta foi praticamente a última foto do ensaio, com frio beirando a zero grau. Percebemos esta luz incrível vindo da iluminação do muro do forte banhando a chuva e não tivemos dúvidas em tomar chuva, molhar o equipamento e colocar o casal debaixo d’agua para conseguir esta imagem.
Esta é nossa foto-resposta quando alguém pergunta: “E se chover em nosso ensaio?”
Comentários :
O Michel e a Bia também são fotógrafos e possuem uma história linda. O Michel sempre foi muito devoto de Santo Antônio, ele tinha herdado essa fé de sua vó, que era como uma mãe e havia o criado. Michel não teve uma infancia fácil, pois foi abandonado por sua mãe e muito maltratado pela sua madrastra, mas sua vó foi um anjo e o salvou de todo o sofrimento. Ela tinha em sua casa uma cruz com a imagem de Jesus, que o próprio Michel a havia presenteado. Mas um dia sua vó ficou muito doente e faleceu. Com toda sua dor e sofrimento, Michel pediu ao Santo que ele colocasse alguém tão importante na sua vida que acabasse com a sua dor. E exatamente 10 anos antes de seu casamento, na festa de Santo Antônio, no dia 12/06 ele conheceu a Bia. Pouco tempo depois a cruz que sua avó tinha, acidentalmente caiu no chão e quebrou. E sem que Michel soubesse a Bia guardou a cruz todos esses anos e mandou reformá-la. No dia de seu casamento, para a sua grande surpresa, Bia pediu para que um padrinho entregasse em seu making of juntamente com um bilhete. Quando Michel viu a cruz, ele caiu aos prantos e abraçava o objeto com tanta força e carinho que parecia que ele estava abraçando sua própria avó. Todos na sala choraram juntos, inclusive nós.
Comentários :
Fotografar casamentos nos leva a conhecer pessoas com as histórias mais diversas que se pode imaginar! O casamento da Juliana com o Davi me apresentou uma história que conheço muito bem: Esta história fala sobre família e sintonia!
Sou casado e tenho duas filhas lindas. Uma delas, a minha filha mais velha, vem de um relacionamento anterior e convive comigo e com minha atual esposa, a qual chama de MÃE! Sim... as duas são mãe e filha! Pois para se ter uma família não precisa existir ligação sanguínea. Pra se ter uma família é preciso de muita sintonia e conexão!
A foto retrata Julia, a filha do primeiro relacionamento do Davi, que fez questão de se arrumar junto com a Juliana como uma forma de abençoar o casamento do seu pai com a mulher que ele escolheu. Esta imagem fala de conexão, sintonia e empatia entre o fotógrafo e a história fotografada.
Comentários :
A foto pode não ser a melhor composição, a mais inusitada, a melhor luz. Contudo, a importância desse casal na minha fotografia foi um divisor de águas na minha carreira. Já havia feito um ensaio pre-wedding deles e o resultado foi tão adorado pelos dois, que resolveram fazer um novo. Me chamaram para que fossemos à Pipa-RN, fazer fotos ao por do Sol. Combinamos a data e o horário, porém no dia o casal atrasou muito para me buscar, chegando quase 2 horas atrasados. Ao entrar no carro eles me questionaram se deveriam cancelar o ensaio, eu disse -"jamais". Seguimos para Pipa-RN e, ao longo da viagem, fomos conversando e me surgiu um questionamento (por já conhecer o casal eu sabia que Pipa não era a "vibe" deles), por que lá o cenário para o ensaio? O noivo então me disse que até aquele dia, o local mais longe que haviam ido de carro era Parnamirim, um município vizinho de Natal-RN, e que o sonho de lua de mel deles era em Pipa, porém financeiramente fugia das possibilidades deles. Então veio um segundo questionamento, porque um novo ensaio. O noivo então me revelou que até o dia em que viram as fotos deles, nunca tinham se achado tão bonitos, que se viram de uma forma que nunca haviam se visto, e isso me tocou bastante. Pois bem, a viagem continuou e chegamos no nosso destino por volta de 17:15h, o Sol já estava próximo de se por. Nossa sessão à luz do dia durou menos de 1h. Naquele momento várias questionamentos me tomavam a cabeça, mas o principal era: O que fazer agora? Eu tinha duas opções em mente e então me virei para o casal e perguntei se eles preferiam ir ao centro de Pipa, rodeado de bares e de um ambiente que respira curtição e balada, mas que não tinha nada haver com o perfil dos dois, ou eles apenas acreditavam na minha fotografia e ficaríamos ali na praia, no escuro, apenas com a luz do flash e do LED. Eles acreditaram em mim e então ali ficamos por mais 2h fotografando até quando estávamos nos dirigindo para o carro e o noivo me disse que era capoeirista e que amava quando praticava. Imediatamente disse a eles que voltássemos para a praia e começamos a sessão novamente, até que obtivemos esse resultado. O que eu quero passar com essa foto?! Que a fotografia bonita é aquela que tem um real significado para as pessoas. Eu pude perceber que naquela tarde a fotografia não era somente uma profissão ou um prazer para mim, mas sim uma missão. Missão essa de extrair de dentro das pessoas aquilo quem nem mesmo elas um dia conseguiram ver, de talvez devolver a elas a autoestima um dia perdida, devolver ou até mesmo fazer brotar um amor próprio que antes não se cultivava. Acredito que para podermos emanar amor e sentimentos às outras pessoas, primeiro devemos fazer isso dentro de nós mesmos. Hoje eu sei o que é ser fotógrafo, a minha missão!
Comentários :
Um casamento por si só já é emocionante, agora imaginem quando o casal decide batizar a filha no mesmo dia do casamento! O bebê estava no colo da dinda/irmã do noivo/madrinha do casamento.
Comentários :
Essa talvez não seja minha melhor foto tecnicamente. A composição é simples, a luz mais ainda, mas esta é certamente a história mais emocionante que tive a oportunidade de registrar.
O irmão da noiva infelizmente encontra-se com um câncer localizado perto da coluna, levando-o a perder os movimentos de suas pernas. No momento em que a noiva iria jogar o buquê, ela se virou e entregou o buquê para sua cunhada. Imediatamente seu irmão aproximou-se pedindo a mão de sua namorada em casamento, causando a comoção de todos os presentes.
Comentários :
O Noivo não pode ver a noiva antes do casamento. Mas e o contrário, pode?
Aquela última espiadinha no noivo antes de encontrar ele no altar.
Comentários :
Sacramento do Matrimônio, duas almas se unindo em um só corpo com a imensidão do amor e a benção de Deus.
Comentários :
Mesmo que a avó da Nathalia não compreenda mais algumas palavras, o leve sorriso dela demonstra que a linguagem mais primitiva dos seres humanos ainda é a mais simples, verdadeira e tocante! Mesmo com todas as limitações de quem sofreu três "avc's", o leve sorriso presente nos lábios dela enquanto recebe da noiva o beijo e o afeto de gratidão por todos os anos de cuidado dos primeiros dias de vida até hoje, mostra todo o carinho que existe entre elas e torna esse momento simples em algo gigantesco, com significados que vão pra muito além da fotografia!