Esta coleção é uma exaltação da simplicidade. Quando o menos é mais. Quando o essencial salta e brota aos olhos.
Agradeço ao querido Marcos Pellegrini pela curadoria desta coleção incrível! Muito obrigado, amigo!
Tivemos cerca de 700 fotos concorrendo para 27 fotos premiadas. Minha gratidão a todos os participantes e celebração ao talento de todos os vencedores! Parabéns!
Muito obrigado, galera do bem! Que Deus abra nossos olhos cada dia mais para enxergar a beleza da simplicidade.
W.Fugisse
Comentários :
Lindo registro da demonstração de carinho sutil e verdadeiro entre irmãos. Sentimentos estão fotografados aqui, e isso é uma grandiosa façanha: clicar muito além do que as pessoas fazem, e sim do que sentem.
Comentários :
O ato de ensinar envolve muita paciência e tranquilidade. Ensinar para a criança que ela precisa limpar o que sujou (mesmo que a mãe precise limpar tudo de novo depois) é muito importante ao aprendizado da criança. O Danone sendo derramado na outra mão adiciona um toque sensacional de humor a fotografia.
Comentários :
Lindo registro de dois elementos: da admiração da pequena pela sua mãe e a vontade de crescer, de ser gente grande.
Comentários :
Talvez muitas crianças que vejam uma foto como essa nunca tenham a experiência de brincar entre galinhas. Um retrato de uma vida que está em extinção. O modo como o pescoço da galinha da direita emoldura a garotinha é um ponto forte para a composição.
Comentários :
Belíssima construção composicional e narrativa. A moldura escolhida para as pessoas da família foi uma casa, comunicando a construção de um lar. As várias gerações - organizadas em belas camadas - constroem também esta mesma mensagem.
Comentários :
É muito interessante quando o fotógrafo consegue registrar um elemento abstrato que está para além da cena em si. No caso desta imagem, um registro da CURIOSIDADE infantil.
Comentários :
Quem já fotografou, ou melhor, assistiu de perto a um parto, sabe que é EXATAMENTE isso que acontece. Tudo ao redor desaparece e todas as atenções estão focadas ali naquela pequena vida que emerge. Sensacional!
Comentários :
Composição gostosa de ver, onde os olhos passeiam pelas luzes e formas geométricas e são conduzidos até a porta que emoldura a gestante.
Comentários :
O senhor da foto parece estar enfrentando alguma situação difícil de saúde, mas contar com a companhia do seu leal amigo (o cachorrinho) e o apoio da família (a menina) faz tudo se tornar mais leve e mais fácil.
Comentários :
Encaixar a gestante na área de destaque da composição, emoldurando-a na trilha, fez toda diferença para que ela se destacasse da mata ao redor.
Comentários :
O núcleo familiar, pai mãe e filho, vivenciando um de seus primeiros momentos juntos. A emoção é intensa e arrepiante. Atenção ao contraste interessante entre os dedos do pai e do bebê, e a mistura das cabeças da mãe da criança (que até pouco tempo eram uma só pessoa).
Comentários :
Linda luz e tons. Expor nas altas luzes foi uma decisão arriscadamente acertada.
Essa luz comunica o calor e o aconchego da família.
Comentários :
Que retrato forte e intenso. As expressões comunicam doçura e bondade, e a lágrima adiciona intensidade ao retrato.
Comentários :
O momento é lindo e cheio de vida. A expressão da criança desfrutando do momento é o grande triunfo desta imagem.
Comentários :
Bela sacada do fotógrafo em enquadrar o garoto na parte iluminada o emoldurando em um triângulo de luz, capturando uma linda luz cheia de volume e de quebra conseguindo uma sombra bem definida no chão.
Comentários :
Lindo preto e branco com uma bela luz natural de recorte. O local simples transmite paz, serenidade. Ao olhar pra imagem, nossos olhos vão direto para a troca de olhares dos dois.
Comentários :
Como adultos, nos esquecemos o quanto o mundo parecia imenso e grandioso quando éramos pequenos. O ângulo escolhido pelo fotógrafo reforça essa sensação.
Comentários :
Visualizar o que é possível extrair de um local, fugindo do óbvio, é um dos hábitos mais fortes que um fotógrafo pode desenvolver para conseguir fotos interessantes. O uso das frestas para silhuetar o casal, alinhado ao posicionamento triangular e sequencial de como a família foi posicionada gerou uma composição atrativa e curiosa.
Comentários :
Gosto da árvore como um elemento simbólico da família, da ramificação, do florescimento da vida. A gravidinha vem sendo conduzida pelo seu companheiro a esta direção.
Comentários :
Curioso como a criança parece sair de dentro do livro. A expressão de espanto do pai reforça essa ideia.
Comentários :
Excelente ponto de vista. Clicar esta cena aberta e de cima nos deu contexto e permitiu ao fotógrafo capturar a força do olhar do bebê. Quanta vitalidade e força neste olhar!
As mãos apontando para o bebê conduzem nossa atenção ao centro da imagem. As bordas da imagem mais escuras também reforçam o centro da imagem como ponto central de atenção.
Comentários :
Um grande desafio para o fotógrafo: saber a hora de chegar perto, ou a hora de dar um passo atrás para adicionar contexto. Aqui o passo atrás foi fundamental para a construção da composição balanceada que equilibra a cena principal do lado esquerdo, com o olhar da mãe do lado direito.
Comentários :
A cena retrata um relacionamento: fala de cuidado, amor e muita gratidão. Somos a soma dos sentimentos que nos enobrecem.
Comentários :
Toda a cena conversa, os elementos se reúnem para contar uma história sobre origens, família e memórias que ficarão profundamente marcadas na trajetória desta criança.
Comentários :
Quem aqui não gostaria de ter uma foto como esta de seus avós? As marcas do tempo (rugas) são provas dos muitos anos de histórias e experiências que o casal vivenciou juntos. Os dois charmosinhos ganham fácil nosso coração nesta imagem lúdica e leve.
Comentários :
Linda interação entre os bebês. A cena como um todo nos remete ao clima das festividades de Natal, as roupinhas, o tapete, os bonecos e a lareira ao fundo. Tudo isso gerou um clima muito agradável para a imagem.