Uma coleção de imagens para dar uma verdadeira aula de sensibilidade e percepção: assim eu poderia definir o resultado dessa coleção escolhida a dedo pelo querido amigo, e brilhante fotógrafo, Daniel Freitas. Obrigado por abraçar a missão de ser o jurado deste concurso, amigo! Sua sensibilidade fez toda a diferença!
Agradeço a todos os que participaram e parabenizo aos ganhadores pelo lindo trabalho. Tivemos 31 imagens premiadas, dentre 594 fotos inscritas.
Que essa revolução de amor e sensibilidade continue a tomar conta da Fotografia de Família no Brasil.
Muito obrigado, galera do bem! Deus abençoe o trabalho e a carreira de todos vocês com muita criatividade e crescimento!
W.Fugisse
Comentários :
Linda igual uma propaganda de margarina né?
A realidade é muito mais complexa e interessante! A expressão da garota fazendo birra pra comer é impagável.
Comentários :
Que delícia sentir o carinho dos dois um pelo outro! Ver que a velhice e seus desafios não tirou do coração deles a doçura e a sensibilidade! Envelhecer assim é uma dádiva!
Comentários :
A conexão das camadas funciona poderosamente nesta imagem. Enquanto o garoto no vaso faz côcô, a criança do primeiro plano segura um livro com uma onomatopéia (ARGH) que pode representar nojo, tornando a foto curiosa e bem humorada.
Comentários :
O modo como as pessoas se encaixam com perfeição na composição é sensacional. O pulo do garoto adiciona muita força e vida a imagem.
Comentários :
Os adultos tem rotinas exaustivas, as crianças também, mas a energia das crianças dura muito mais tempo!
Comentários :
O fotógrafo soube superar uma adversidade, usando elementos desprezados pelos fotógrafos (postes) a seu favor. A composição é limpa, equilibrada e forte.
Comentários :
Que momento fantástico! Não me refiro apenas a perspicácia da fotógrafa em pegar o momento certo em que a gema está no ar, mas também a beleza do momento em si, dos pais dedicando tempo ao filho para cozinharem juntos! Momentos como esse são inesquecíveis e muitos especiais para as crianças.
Comentários :
O retrato da inocência. Que foto marcante! O primeiro olhar de uma criança em sua experiência no mundo!
Comentários :
Vida em nascimento. Um verdadeiro milagre sendo fotografado.
A luz cheia de volume, contrastes, luz e sombra, adiciona ainda mais beleza e dramaticidade ao momento.
Comentários :
Quanta diversão pode ser produzida quanto você junta crianças com uma mangueira em um dia alegre e quente de verão? Quem não possui lembranças da sua infância como estas?
Comentários :
Os detalhes ajudam a contar a história! Trazem o contexto que mostra a passagem do tempo, as gerações que se perpetuam. Os elementos são antigos, preservados e exibidos, mostrando uma família que valoriza a importância da sua própria história.
Comentários :
Não são rugas, são raizes profundas de uma árvore repleta de experiências e histórias. Que lindo retrato da vida, do amor, da passagem do tempo!
Comentários :
Todos os elementos comunicam a mesma mensagem: Harmonia. O cuidado com o bebê, a moldura perfeita em volta da mulher, a luz, o equilíbrio da composição. Linda!
Comentários :
É curioso como o toque masculino (provavelmente do pai) parece bruto, as mãos pesadas, mas isso não impede a intenção principal, o cuidado, a vontade de cuidar e amar!
Comentários :
Essa foto é um tanto curiosa, ela tanto retrata o grau de instintualidade e visceralidade envolvida no processo de maternidade, a ponto da mãe lamber suas crias, como se faz na natureza, e registra também algo belíssimo, o fato de que a mãe não sente nojo de nada em seu bebê. O amor transforma tudo!
Comentários :
Que brilhante conexão de camadas! Muitos fotógrafos acabam fotografando recortes das cenas. Aqui o fotógrafo poderia ter feito uma foto dos pais, e uma outra foto da criança. Ao UNIR e mesclar os dois momentos em uma única imagem, ela se torna muito mais forte e carregada de história e significados.
Comentários :
"Como faço pra ele parar de chorar?". Um retrato do desespero de um pai aprendendo a lidar com um criança. Sensacional... hilária!
Comentários :
É curioso pensar que as coisas que fazemos sem nem pensar, sem dificuldade alguma na vida adulta, já foram um desafio de aprendizado. Aqui o fotógrafo registra um garoto concentrado, dedicado, focado em vestir as próprias roupas.
Comentários :
Os melhores fotógrafos são capazes de fotografar o invisível, os sentimentos. Aqui o fotógrafo registrou preocupação, carinho, cuidado, proteção.
Comentários :
Os anjos projetados expressam "Espera", simbolizando o momento da mãe de aguardar a vinda do bebê. Os olhos fechados da mãe falam do seu contato com a criança, do sentir o bebê, do viver a alegria de gestar!
Comentários :
Uma fotografia que retrata a delícia que é, viajar por dentro das memórias por meio da fotografia!
Comentários :
O momento é sensacional, o timing do clique muito preciso, capturando bem a expressão da criança segurando o fôlego para cair na água, enquanto a outra se joga de cabeça.
Comentários :
Belíssima! A composição, os encaixes, o ângulo, tudo funciona. O ângulo de perto e de baixo engrandece as crianças, mostra o respeito do fotógrafo pelo momento que estas crianças vivenciam, e fala também do seu esforço para capturar o momento da melhor maneira possível. Estar perto também traz a sensação formidável de areia na pele.
Comentários :
Essa imagem retrata uma peculiaridade muito especial: a elasticidade das crianças. Um adulto se abaixaria para olhar, mas a criança "se dobra", se contorce, e isso é algo bem natural para ela.
Comentários :
Um dos grandes motivos da evolução da fotografia de família no Brasil é a percepção de que as cenas mais simples e cotidianas podem render fotos maravilhosas. Não é preciso estar num cenário belíssimo e montado para capturar boas imagens. A simplicidade da vida cotidiana tem seu próprio brilho.
Comentários :
A expressão das crianças revela diversão e descoberta misturada com medo de cair, medo de se machucar. As mãos no canto esquerdo da imagem representam brilhantemente o cuidado sempre presente, deixando as meninas viverem seu momento de descoberta mas aguardando o momento de entrar em ação.
Comentários :
Os pais se dividem nas tarefas e no cuidado com os filhos. O aspecto mais forte é o quanto nos sentimos dentro da cena, observando de muito perto uma cena real, cotidiana e verdadeira, pura.
Comentários :
Os olhos passeiam pela cena, vendo as expressões leves e felizes de todos, mas nossos olhos sempre voltam para a felicidade da criança nas costas do palhaço.
Comentários :
Todos se entregam ao sono! A cereja do bolo é a mão do bebê que segura e se conecta com quem parece ser o avô.
Comentários :
A cena retrata o estado humano de exaustão física e emocional. Ser pai e mãe é uma dádiva, mas também é um grande desafio que envolve muita renúncia e entrega.
Comentários :
A mão que abaixa o pano proporciona a mãe uma experiência inesquecível: Olhar para a filha pela primeira vez. A carga emocional na expressão da mãe é impressionante. Momento decisivo + composição equilibrada = foto sensacional!