A dinâmica deste concurso (história e significado/fotografia e texto) é totalmente diferente dos demais, é como julgar uma dança.
As palavras precisam dançar muito bem com as imagens. As vezes a fotografia possui um enorme potencial mas o texto não casou bem, as vezes o texto é sensacional mas a imagem não está a sua altura. Os dois elementos precisam dançar com maestria juntos.
Deixo aqui meus parabéns aos ganhadores que tocaram meu coração e fizeram transbordar em mim diversos sentimentos diferentes. Recebemos um total de 342 imagens e fechamos em 25 imagens premiadas. Parabéns a todos os ganhadores.
Agradeço de coração a todos os participantes. O membro que desejar poderá solicitar o relatório de votos pelo email fineartassociation@gmail.com
Grande abraço a todos!
Wellington Fugisse
Comentários :
Sole e Belen decidiram se casar. Sole tinha muito medo de contar para sua mãe que era homossexual temendo a reação dela.
Essa foto foi feita logo após o casamento civil, que na Argentina é uma formalidade com uma cerimônia bonita. O símbolo do casamento civil é esse certificado e o livro .
Foi muito bom poder clicar a mãe orgulhosa pela felicidade da filha, e elas compartilhando uma conquista da familia, com Belen observando tudo na mesma foto.
Comentários :
"Só temos um pedido sobre as fotos do casamento, queremos uma foto como meus pais têm no álbum de casamento deles, nesta mesma igreja. Uma foto com todos os convidados do casamento. Esta é a foto mais importante do casamento para nós". Contou a noiva.
Comentários :
Este é aquele tipo de avô super carinhoso e presente na vida dos netos. Durante a corridinha entre pegar a noiva no carro e voltar para entrada do cortejo, capturei esses olhinhos marejados, emocionados ao ver a netinha vestida de noiva, prestes a se casar.
Comentários :
Para simbolizar a presença de seu pai no momento mais especial de sua vida, a noiva Michelle colocou a imagem dele em um belo relicário . Nas palavras da noiva: "Pude vivenciar um momento muito real com o meu eterno painho, pude sentir seu amor pulsar forte em cada batida do meu coração e transbordar em cada lágrima que molhava meu rosto. Obrigada Deus por essa experiência única e viva com meu pai, antes de subir no altar e me tornar a noiva mais feliz do mundo! Obrigada painho por se fazer presente em minha vida e por abençoar nossa união dessa forma tão sua.".
Comentários :
Segundo a noiva Kátia, ela estava firme, segurando as emoções até a hora de descer do carro. Quando ela viu seu pai indo lhe buscar, percebeu o quanto ele estava emocionado e desabou a chorar junto com ele. Em toda sua vida, ela nunca tinha visto seu pai chorar e jamais imaginou que ele se emocionaria tanto em seu casamento!
Comentários :
A grande emoção de toda vózinha, poder estar presente no casamento de sua netinha!
Comentários :
Quanta gratidão e alegria em forma de lágrimas!
Essas lágrimas podem substituir todas as palavras e ainda assim entenderemos tudo!
Comentários :
Uma cena bem a lá Martin Parr, mostrando o momento em que a pimenta do acarajé esquentou a sogra americana, que não conhecia o tempero que a Bahia têm. Ao fundo, a noiva capta a cena por outro ângulo, enquanto o noivo mastiga e o sogro acha graça.
Comentários :
Como o tempo passa rápido não é?
Com 12 anos você sentou ao meu lado no estúdio e de lá pra cá foram anos e anos de aprendizado.
Hoje você já fez 18 anos! Perdi a conta de quantos casamentos fizemos lado a lado! Imaginei que você iria se tornar um mestre em vídeos de casamento, mas você decidiu seguir outro caminho. Sei que o gosto em fotografar está guardado em seu coração, e só por isso já fico feliz. Como dizem alguns amigos: "Ele vai te superar".
Com certeza a saudade vai ficar. Como pai, olhar para o lado e não te ver lá não será uma tarefa fácil, porém estou sempre na torcida por você, para que sua caminhada a partir de agora seja repleta de conquistas assim como foi bem aqui bem ao meu lado.
Te amo meu filho!
Comentários :
A noiva havia convidado seus avós para levar suas alianças ao altar, mas a saúde de ambos não estava permitindo. Um dia antes da cerimonia, a família se reuniu para pedir aos avós para não fazer a entrada, para preservarem sua saúde. No momento da entrada de alianças na cerimonia, a criança que as levaria já estava preparada para entrar, quando, sem avisar a ninguém, o casal de avós se aproximou do fundo da igreja e disse, "nós vamos entrar"!
Foi emocionante acompanhar a surpresa de todos ao vê-los chegando ao altar.
Comentários :
Palavras da noiva Maria Giulia: "O primeiro vestido que Maria do Carmo fez foi o da minha formatura do ensino médio, em 2005. A partir daí, todo ano ela fazia pelo menos um vestido para mim. Era pra ir em formatura de amigas ou em casamentos. Sempre dizia que ela faria meu vestido de noiva! No final de 2017 ela adoeceu e diminuiu a quantidade de trabalhos, dizendo carinhosamente que iria se poupar para conseguir fazer o meu vestido. Quando eu e meu noivo começamos a falar de casamento, ela foi uma das primeiras a ser procurada! Em janeiro de 2018 eu levei todos os tecidos e ela começou a fazer o vestido dos meus sonhos.
Com toda a certeza foi o vestido mais lindo que ela fez para mim e guardarei para sempre essa lembrança em nossos corações.
Comentários :
Durante os votos dos noivos, os avós da noiva Ana Beatriz, em um momento de carinho deram-se as mãos demonstrando um sentimento de união. No momento em que cliquei, senti algo mais por essa fotografia. Ela me remete ao encontro de duas gerações e ao sentimento de união das famílias.
Comentários :
Algumas coisas na vida conseguem durar apenas o tempo de respirar.
Se isso parece pequeno, de alguma forma, deve ser porque você não notou o seguinte fato: você não parou de respirar desde que nasceu. Respirar é tão natural e orgânico que até parece que você não precisa de nenhum esforço para isso.
Assim é um casamento que dura sessenta anos. Tão natural e orgânico que parece que o amor e o bem querer sempre estiveram lá, sem esforço algum. Quando você se dá conta, você está mais uma vez diante de um padre, ao lado do amor da sua vida, pronto para dar o beijo e carinho que renovarão seus votos de sessenta anos atrás.
Em tempos de amores descartáveis e indiferenças, seria irônico se até o padre não se deslumbrasse a ponto de querer espiar de perto o amor sem fim de uma relação que dura, apenas, o tempo de respirar.
Comentários :
A distância e a impossibilidade de estar perto de quem a gente ama cria um aperto no peito! Quando a tecnologia consegue minimizar essa distância, é difícil segurar a emoção.
Comentários :
Camyla e Junior cresceram na mesma cidade. Se conheceram na infância, estudaram juntos nesta sala da creche de sua cidade. É motivador poder contar estas historias e parar o tempo para simbolizar o passado, presente e o futuro
Comentários :
As vezes os casais querem realizar os ensaios em locais paradisíacos, imaginando aquela foto de cartão postal, porém, nem toda história linda precisa de uma paisagem clichê.
Acreditamos que até o casal chegar no altar e começar uma nova família, temos dois caminhos de vidas que não podemos deixar de eternizar, contando a história que os trouxe até aqui.
Esta foto representa muito para as duas famílias, pois tanto os pais de Camyla, quanto os de Neto, passaram parte de suas infâncias em uma casa de taipa (casa típica do sertão feita com barro e gravetos). Eternizar essa história por meio da fotografia é dar as futuras gerações a possibilidade de conhecer mais sobre a sua origem.
Comentários :
A noiva combinou com a amiga que iria jogar o buquê para ela em determinado lado. O plano foi colocado em prática, mas o destino tem seus próprios meios. A noiva jogou o buquê e outra convidada conseguiu pegar o desejado acessório. O namorado da sortuda entrou em desespero, afinal, agora não terá mais desculpas! E o destino? Sentado e rindo!! Eita papai.
Comentários :
Esse casamento aconteceu em uma cidadezinha do interior. Perguntamos ao casal Nathalia e Eduardo sobre seu lugar favorito na cidade.
O que mais tem a ver com a história de vocês? E eles nos disseram prontamente que era a igreja onde iriam se casar, explicando que há anos aquele local tinha feito parte de suas vidas em todos os seus momentos de total entrega a Deus. Foi onde realizaram todos seus sacramentos e desejavam se entregar um para o outro como marido e mulher para todo sempre, perante a presença de Deus.
Quando pensamos em um local onde fazer os retratos dos noivos, não conseguíamos parar de pensar em quantos momentos incríveis o casal devia ter vivido dentro daquela igreja. Decidimos então que não havia lugar mais perfeito para fazer essas fotos. Esperamos todos se despedirem na porta da igreja e quando todos se encaminharam em direção a festa, começamos a fazer as fotos do casal. Algum tempo se passou, e a pessoa responsável pela igreja começou a limpá-la. Foi quando surgiu a oportunidade de fazer algo novo e inusitado e não deixamos de aproveitar este momento!
Comentários :
Em um mundo com tanto preconceito e falta de empatia, o senhor Antônio, que fez parte de uma geração onde "isso não existia" pediu para dar uma palavra na cerimônia de seu neto e disse: Olha, eu não entendo muito "essas coisas modernas", mas estou vendo Fabrício meu neto muito feliz e este rapaz parece ser um bom menino. Isso é o que importa! então também estou feliz. O olhar carinhoso de Fabrício e a emoção de Clayton demonstram emoção e gratidão por ter o apoio dos avós em sua união.
Comentários :
O sexteto de amigos barbados estava perdendo um membro a pedido da: Noiva! Estava tudo perfeito, noivo de barba feita e alinhada mas ao enviar uma foto para sua amada ouviu a seguinte frase: Não ficou ruim, mas você sabe que meu sonho era você casar sem barba e para bom entendedor, um pedido no dia do casamento vira ordem rs.
Para não perder a piada e registrar este momento comicamente trágico, o rapaz que segurava o celular colocou a musica "Love By Grace" ( fazendo uma analogia a famosa cena da novela onde a atriz Carolina Dieckmann precisava raspar a cabeça). No final todos riram muito, a noiva ficou satisfeita e o noivo ficou parecendo um menino de 18 anos, rs.
Comentários :
Uma emocionante surpresa! Perto do fim da cerimônia, quando todos já estavam aguardando o beijo, eis que entram os irmãos da noiva segurando estes dois quadros: desde a abertura da porta ate o final da música, não teve um único convidado (ou membro da equipe) capaz de se conter diante da emoção que tomou conta da igreja.
Wesley perdeu seu pai muito jovem em um acidente de carro, mas guarda consigo as lembranças de um homem bom, generoso, íntegro, um exemplo a ser seguido. Ariane por sua vez tem a doce lembrança de uma avó que sempre a guiou nos caminhos de Deus e que mesmo doente jamais abandonou a fé. Poder ter esta homenagem e de um modo simbólico a presença destas duas pessoas tão importantes na formação deste casal, tornou a cerimônia ainda mais completa.
Comentários :
Esta é certamente uma das fotos mais emocionantes e importantes que eu já fiz!
O pai da noiva se recusou a ir ao casamento e entrar com ela ( o que para a noiva era um sonho) e quando tudo parecia perdido seu avô surgiu e carinhosamente a levou ao altar.
Segundos antes deste beijo o avô olhou para o noivo, deu um sorriso como dizendo: Sei que agora ela estará em boas mãos. Virou para sua netinha, olhou-a nos olhos e disse: Não fique triste porque seu pai não veio, eu estou aqui! E a beijou. O beijo do avô, o noivo ao fundo emocionado contemplando a cena e toda esta história me fazem entender o verdadeiro significado da profissão que escolhi para a vida.
Comentários :
Quando a Rita e o Giovani começaram a namorar e viver juntos, essa foi a sua primeira casa.
Certo tempo depois construíram uma casa nova em frente, decidindo manter a antiga casa e uma rotina de todos os dias sentar, curtir um chimarrão e uma boa conversa juntos.
Comentários :
Quando o amor é maior do que a dor.
Me pego a pensar no poder que a fotografia tem: de tornar um breve momento em eterno!
Ao passar por várias dificuldades e em meio ao tratamento de câncer, estando hospitalizado, tio Jean conseguiu liberação médica. Fez questão de ir escolher o próprio terno e lá estava para participar do casamento dos sobrinhos, não poupando esforços para estar presente neste momento tão importante na vida dos seus. Sua presença surpreendeu e alegrou não só aos noivos, como também aos convidados.
O amor é o bem maior que todos trazem em seus corações e ao contemplar esta fotografia, sinto o quão gratificante foi eternizar este momento!
Comentários :
Durante a sessão de pré casamento, pedi ao casal que eles se lembrassem de tudo. Desde o inicio de seu relacionamento: os detalhes e todas coisas que fizeram com que eles, mesmo com toda dificuldade da vida, não desistissem um do outro. Os dois, ali num cantinho do seu sítio no interior da Bahia, onde acontecerá o casamento, após 20 anos de relacionamento, viajaram no tempo, lembraram de tudo e seus porquês.
A lágrima que corre pelo rosto da noiva representa as lembranças de toda uma vida. Uma médica e um engenheiro que se conheceram e se surpreenderam com a gravidez da primeira filha antes mesmo de se formarem (ela estudando em Salvador e ele em Minas Gerais). Posteriormente, descobriram que sua filha possuía uma deficiência visual. Parecia que tudo conspirava para que eles ficassem distantes, mas eles batalharam firmes para terminarem seus estudos. Foram inúmeras dificuldades que enfrentaram na vida e no seu relacionamento mas, os olhos e a ponta do nariz vermelho dela, assim como a lágrima, traduzem o sentimento mais puro que ela poderia apresentar: A felicidade de ter uma família consolidada.